Consagrado como "Homem invencível" dedicou-se a aprofundar sua espiritualidade, atingindo o Satori (iluminação). A partir da visão de que a origem do budo (caminho do guerreiro) é a manutenção do espírito de amor universal, compreendeu que as artes marciais não deveriam ser um instrumento para conduzir o mundo à destruição pelas armas, e sim, um caminho para realizar o pleno potencial divino contido no homem. Esta notável visão foi o início do Aikido.
Tecnicamente assemelha-se a diversos estilos de Jiujutsu, de bastão e de espada. Mesmo o princípio de não se chocar com a energia dos oponentes e nem se deixar envolver por seus movimentos, envolvendo-os no fluxo de sua energia já eram conhecidos e praticados pelas diversas artes existentes.
O que existe de então, de tão excepcional no Aikido?
Inicialmente, o Aikido era ensinado somente a pessoas de alto nível moral e intelectual, a quem era imposta a condição de já serem praticantes em nível de quinto Dan (grau de faixa preta) de alguma outra arte marcial, vindo a ser divulgado em outros países somente após a Segunda Guerra Mundial.
"O Coração do Aikido é: Verdadeira Vitória é Vitória Sobre Si, Dia de Instantânea Vitória!" "Verdadeira Vitória" significa infinita coragem; "Vitória Sobre Si" simboliza incansáveis esforços; e "Dia de Instantânea Vitória" representa o glorioso momento do triunfo no aqui e no agora. Aikido é livre de formas rígidas, responde imediatamente a qualquer contingência, deste modo assegura-nos a verdadeira vitória; ele é invencível porque não luta com ninguém. Realize: "Verdadeira Vitória é Vitória Sobre Si, Dia de Instantânea Vitória", e você estará hábil a integrar os fatores interno e externo da prática, limpe seu caminho de obstáculos e purifique seus sentidos."
0 comentários:
Postar um comentário